Como conciliar maternidade com a carreira em TI – 6 dicas

ARTIGOS

By Lívia Gonzalez 

De acordo com pesquisas, o mercado de tecnologia no Brasil e no mundo é um dos mais ricos em quantidade de oferta de vagas, mas, mesmo assim, quase 80% ainda são preenchidas por homens. 

Além da falta de equidade de gênero e do preconceito neste mercado, muitas mulheres ainda se deparam com empresas que dificultam a sua entrada por serem mães ou por terem este desejo. Isso parece estar mudando, mas ainda falta muito para que haja equilíbrio entre vida profissional e maternidade.  

Por isso, aqui vão algumas dicas para conciliar maternidade e carreira, principalmente para o nosso mercado de tecnologia.  

  1. Coloque limites em seus horários e em sua carga de trabalho. Com a possibilidade do trabalho remoto a administração do tempo tem se tornado ainda mais complicada no que diz respeito aos limites de horário em que dedicamos ao trabalho. Por isso, deixe claro para a sua empresa que, por conta de sua vida pessoal (que pode incluir ou não a maternidade), você não estará disponível 24 horas por dia.   
  1. Divida as tarefas. Converse com o pai dos seus filhos sobre como se sente e como vocês podem se organizar para equilibrar melhor as responsabilidades de ambos, no trabalho e em casa. Se você for mãe solo não hesite em ter aliados, como familiares e amigos, e explicar a situação no trabalho. Tenha pessoas que estejam ao seu lado. 
  1. Não se cobre tanto. Na realidade não existe essa questão de equilibrar vida profissional e vida pessoal/maternidade. Uma das duas sempre estará em desequilíbrio ao longo da vida, podendo alternar, e tudo bem. Por isso priorize, sempre que possível.  
  1. Não romantize a maternidade e não tente ser a mãe perfeita. Ela não existe! Entenda e aceite que a maior parte das coisas que a sociedade nos cobra como mães e que as pessoas dizem “você deveria”, realmente não fazem muita diferença na vida dos filhos. Tente balancear e se perdoar por isso. Não tente se desdobrar. 
  1. Ser mãe e trabalhadora pode acabar se tornando uma viagem sem fim de culpa. Não se sinta mal por não ser capaz de fazer tudo isso. Coloque-se na posição de pai, de vez em quando. Eles não sentem culpa ou sentem muito menos. Isso é uma construção cultural.  
  1. Desenvolva softskills e liderança feminina. Isso será fundamental para uma boa colocação no mercado de trabalho.  

Felizmente o trabalho remoto tem se tornado cada vez mais próximo da realidade de muitas empresas e das profissionais de TI, o que facilita muito a vida de quem quer se dedicar à carreira profissional, mas não quer abrir mão da maternidade.  

Faça parte da nossa comunidade – clique aqui

Related Posts